sábado, maio 27, 2006

RELATÓRIOS: ENTREGA DE ALIMENTOS E DOAÇÃO DE SANGUE


Domingo 30 de abril, hora marcada 14hs, aguardo em frente ao clube a profa. Thiany e sua turma. Fátima, nossa aluna de hidro também nos acompanhará nesta aventura. Éramos oito pessoas em dois carros com os porta-malas cheios de alimentos, resultados das doações feitas no mês de abril onde, só na nossa escolinha: 37kg de açúcar e 12,5kg de café foram arrecadados, graças aos nosso alunos e companheiros do nosso projeto solidário.
No caminho fiquei sabendo que passaríamos antes em outro asilo, pois segundo Thiany, todo final de mês eles os esperam para uma visita. Após 30mim de visita saímos para o Abrigo Lar Pouso da Esperança em laranjereiras, local combinado para a entrega das doações. Sua localização fica um pouco afastada da área comercial por isso, tivemos a impressão de estarmos entrando em um pequeno sítio tranqüilo, com galinhas no pátio e árvores frutíferas, um ambiente muito acolhedor. As instalações são novas e aos poucos novas áreas vão sendo construídas.
Fomos recebidos pela responsável do asilo que fez uma grande festa, pois eles estavam quase sem mantimentos, então tudo o que foi levado chegou numa ótima hora.
Uma das residentes fez questão de nos acompanhar para conhecermos a área interna do asilo e nos mostrou cheia de orgulho, sua cama bem arrumada.
Provocamos olhares, sorrisos, conversas e mesmo tímidos e desconfiados retribuíram, percebi que por algum momento a rotina de estar ali sentado olhado para a televisão ou para o nada, havia sido deixado de lado. Com isso saímos de lá com a sensação de paz.
Fabiana Weber



DOAÇÃO DE SANGUE 27/05/06

Chegamos ao Hospital Santa Rita/HEMOSERVE eu e a Fabiana na expectativa de encontrarmos mais alguém da nossa escolinha, mas ninguém era conhecido, havia muita gente seguindo o mesmo caminho, dentre eles a D. Maria, que também tinha o mesmo objetivo: levar pessoas para doar sangue. Seguimos a turma, pegamos a nossa senha e ficamos fora da sala observando o estacionamento na esperança que algum aluno aparecesse. Não marcamos de nos encontrar na frente do clube, doar sangue é uma tarefa um pouco difícil das demais, por isso marcamos no Hemoserve para cada um ter a iniciativa de ir ou não sem nenhuma pressão, obrigação. Para nós professoras, também estava sendo difícil, nunca havíamos doado sangue, o medo existe, mas é inteiramente infundado, descobrimos depois.
Ficamos observando todos os carros que entravam e um parou na portaria e de imediato a Fabiana identificou a Glice, que nada no horário da tarde, ficamos felizes, não seria somente duas professoras a doar. Depois de alguns minutos, ainda na espera, meu celular tocou era o Hélio que nada no turno da manhã me informando que estava na frente do clube com mais um doador, o Guilherme que também nada na sua turma, foi com muita alegria que esperamos a chegada dos mesmos. Estava então formado o time dos três mosqueteiros voluntários: Glice, Hélio e Guilherme e as duas escudeiras Fabiane e Joyce.
Lembram da nossa amiga D. Maria? Pois é ela tinha acordado na madrugada, é bom lembrar que tinha ido dormir a 1 da manhã preparando o lanche para ser distribuído durante a viagem para os seus doadores. O ônibus saiu do interior de S. Matheus às 3h da madrugada para doar sangue a um conhecido de todos. A previsão de D. Maria era ter levado 52 pessoas, mas ela não conseguiu, faltaram 12 pessoas, a D. Maria levou 40 pessoas para doar sangue.
Será que deveria me perguntar: onde eu errei?
Não, eu não errei, eu consegui levar 4 pessoas para doar sangue comigo e a minha felicidade foi com certeza, bem maior que a de D. Maria, que já está acostumada com essa prática.
Saímos, depois do medo é claro, muito mais felizes e com a certeza de dever cumprido, nós conseguimos. Despedimos-nos da D. Maria na sala de coleta, ela estava doando seu próprio sangue.
No segundo semestre haverá outra ação solidária no HEMOSERVE e vamos ficar muito felizes com a sua participação.

Nenhum comentário: