terça-feira, dezembro 20, 2011

O MELHOR ESPORTE DO MUNDO

Se você está pensando que vou puxar a sardinha para minha piscina, engana-se! Se bem que a natação só pelo fato de utilizar bem e inigualavelmente as capacidades cardiopulmonares do nosso corpo e também por não acarretar nenhum dano as nossas articulações, pode sim ser considerado o esporte ideal.
Agora quero que esqueçam essa máxima da natação e pense um pouco: Qual é o melhor esporte para você? Todos já sabem essa resposta, é só cada um pensar no que gosta de fazer. Esse sim será o melhor esporte do mundo! Quando falo em “que gosta de fazer”, refiro-me a atividades que façam você suar, que elevem sua frequência cardíaca e que você se dedique a ela no mínimo 40 minutos, de 3 a 7 dias por semana. Se você já gosta de uma modalidade e não se dedica a ela dessa forma, então ela ainda não é o melhor esporte do mundo e isso tem que mudar, pois o difícil você já fez: Escolheu dentre tantos esportes que existem, o melhor esporte do mundo para você.
Semana passada eu li um artigo num site de Ed. Física que afirmava que o BALÉ era o melhor exercício do mundo, por esse motivo resolvi escrever sobre esse assunto.  Não existe o melhor esporte do mundo, existem sim melhores esportes do mundo e um deles certamente é o que você pratica. Não adianta eu admirar a ginástica olímpica e querer nesta idade fazer carreira, escolher ela como meu esporte favorito, se eu não tenho resistência nem tônus muscular para executá-la. Por este motivo chamo a atenção para os cuidados que se deve ter na escolha do seu esporte. Como coordenadora da Acqua Sport, ouço muitas vezes a mesma pergunta: “o que é melhor pra mim? Natação ou Hidroginástica?” Geralmente são adultos com mais de 30anos. Para responder essa pergunta, tenho que fazer uma pequena anamnese a fim de saber o que realmente esse cliente quer. Se ele deseja aprender a nadar, é obvio que a natação será a indicação, nunca é tarde para se aprender a nadar. Essa é a primeira falácia que ouvimos pelas ruas e vou expor várias ao longo deste post: “É mais fácil aprender a nadar mais novo” é claro que para tudo nesta vida quando se aprende mais novo fica mais fácil, mas para aprender a nadar é só ter paciência e determinação; eu ensinei minha mãe a nadar tecnicamente depois que ela já tinha passado dos 50 anos e ela aprendeu, como qualquer outra pessoa com idade menor. Voltando a nossa pergunta, às vezes a pessoa quer perder peso imediatamente e não sabe nadar, neste caso indico a hidroginástica primeiramente, pois o objetivo principal é a queima de calorias e a natação para quem não sabe nadar, deve-se sempre iniciar com a adaptação ao meio líquido, com exercícios de flutuação, são aulas iniciais, que não queimam tantas calorias como as aulas de Hidroginástica. Outra máxima que ouvimos é “a hidroginástica é coisa para senhoras de idade, que ela não tonifica os músculos e que é muito fácil de executar”, desafio pessoas com essa visão a fazer uma aula de hidroginástica comigo (e com outros profissionais que trabalham na mesma linha), certamente iriam perceber que os exercícios são por demais exaustivos, principalmente aqueles executados sem equipamentos e sem contato com o chão da piscina. Não existe esporte fácil, existe esporte que são mal orientados e isso é o que observamos nas ruas, nas academias, nos clubes, por esse motivo você tem que conhecer o profissional que está te atendendo, saber da sua formação profissional, dos cursos que ele fez e principalmente da sua filosofia e saber se ela é condizente com sua prática de vida.
Eu adoro correr, na realidade primeiro amo nadar, depois pedalar e por fim, correr; nesta ordem: NADAR, PEDALAR e CORRER. Nasci uma triatleta? Que nada! A primeira e segunda atividade até que tenho muita resistência, mas já a última sou um desastre. Da adolescência até os trinta anos, até que corria cerca de uns 40 minutos 3 vezes por semana, mas como já não tinha condicionamento nato para essa atividade, com o passar dos anos essa atividade deixou de ser prazerosa, me deixava muito exausta e ai passei a me dedicar mais aos dois primeiros esportes. Não adianta apenas eu gostar e querer correr, eu tenho que me sentir bem executando o esporte, meu corpo tem que responder bem ao exercício que estou realizando. Outra Falácia bem comum é dizer que “o exercício só foi proveitoso se no outro dia você sentir dores musculares”, você sentirá dores musculares se: Ultrapassar o seu limite e/ou, acumular acido lático durante o exercício e/ou, for mal orientado na execução dos movimentos. Dor não é sinônimo de exercícios bem executados e de aula boa!

Cada pessoa nasce com um biótipo que favorece alguma modalidade específica, pode ser uma ou mais, por isso existem os “Iron Man” da terra, verdadeiras máquinas voltadas para o limiar da resistência física. Cada pessoa nasce com uma pré-disposição natural de um turno melhor para fazer atividade física, você sabe que existe um turno (manha, tarde ou noite) que você não se sente bem praticando seu exercício, em contrapartida existe outro turno que você se sente muito bem realizando o mesmo exercício, isso chamamos de biorritmo.
Então para resumir: Escolha a modalidade que você mais gosta e que possa executá-la bem, escolha o turno que irá praticá-la, determine os dias e horários (rigorosamente) que você irá praticá-la, lembre-se que o alongamento deverá ser feito antes e depois da atividade. Lembre-se que suas células precisam de água (pequenas quantidades) antes, durante e depois da atividade, para eliminar substancias tóxicas e manter a hidratação do corpo.  Desta forma você terá a certeza que estará sim, praticando o melhor esporte do mundo!

Joyce Inocencia
Formada em Ed. Física - UFS
Pós-graduação em Treinamento Desportivo USO-RJ
Coordenadora da www.acquasport.net

Um comentário:

Anônimo disse...

como faço para entrar em contato com vocês? nao consigo ligação em nenhum dos telefones divulgados no site.
ATT