quarta-feira, junho 04, 2014

ACQUA SPORT/ACQUA TEAM: Uma história dentro e fora d´água de sucesso.




Desde os 17 anos que trabalho com natação. Iniciei como estagiária do SESC em Aracaju, Sergipe. Sempre tive planos de montar uma escolinha de natação, uma escola diferente, onde os alunos pudessem chegar e se sentirem em casa, uma escola com uma filosofia própria.
Em 1992 cheguei à capital Vitória e comecei a trabalhar no Alvares Cabral e, anos depois, na academia Fitness, no bairro Jardim Camburi. Foi nesse período que conheci o Clube dos Cabos e Soldados e lá, estranhamente, não existiam aulas de natação. Comecei a pensar mais seriamente em iniciar meu sonho. Fui procurar o diretor do clube e falei da minha pretensão, mas ele nem me deu ouvidos. Depois descobri que ele tinha levado “um tombo” dos antigos professores – também pudera, nem formação profissional eles tinham. Por conta desses pseudo profissionais e outras coisas, o Clube não era bem visto pelos moradores do bairro.
Eu não desanimei, quase toda semana dava uma passada e falava um pouco com o diretor. Um dia, um professor que tinha um contrato com o Álvares Cabral, resolveu criar sua filial da natação no bairro, como eu o conhecia, fui lá e ele me chamou para trabalhar com ele. Assim que ele me falou o valor que estava cobrando pela mensalidade 70,00 mais uma taxa de matricula, quase meu queixo caiu, ou seja, para iniciar a nadar o aluno teria que pagar 130,00 (o ano era 2001). Para se dar uma ideia do absurdo, no mês de abril de 2014 a mensalidade da nossa Acqua Team era de  R$ 70. Nem questionei os valores exorbitantes, apenas agradeci o convite e saí certa que ele não duraria muito. Como previ, ele faliu. Ele não conhecia a comunidade do bairro e ninguém apareceu para nadar. Essa era a minha chance! Fui conversar com o diretor e propus uma parceria. Ele estava muito desconfiado, na certa pensando que iria entrar em outra fria, mas confiou em mim.
Em 02 de maio de 2002, a ACQUA SPORT foi criada. Comecei com 16 alunos, fiz um investimento pequenino de R$ 50 comprando pranchas de isopor que eram bem baratas. Como já tinha toda organização da escolinha no papel, foi só colocar em prática. Junto comigo entrou um professor de judô para dar aulas no clube, de uma lábia muito boa, um típico malandro (ele não tinha formação profissional). Ele possuía 3 alunos e fez um investimento na época de 3.000, comprando os tatames para seus alunos. O diretor queria alguém que coordenasse as atividades dos esportes e ele, espertamente, se intitulou de coordenador geral e começou a arrecadar os valores das atividades para depois repassar aos professores. Para encurtar essa triste passagem, ele sumiu com todo o dinheiro, dando um golpe em mim e em muita gente. Eu tinha dois professores comigo e tive que pagar os salários do meu bolso. O diretor na época não exigiu o repasse da parceria do mês, aliviando um pouquinho meu prejuízo. Quando ele sumiu, pude começar a administrar a escolinha de natação e nesse momento começamos a crescer. Não foi fácil, sai muitas vezes com mochila nas costas para panfletar casas e apartamentos. Colocava um pirulito junto ao panfleto para não ser recusado e sempre dava certo. Nunca tive vergonha e preguiça de divulgar minha escolinha, minha marca Acqua Sport.
O principal diferencial da escolinha, além de tratar os alunos como parte da família, era a didática que desenvolvi e aprimorei durante muitos anos na borda de uma piscina. O lúdico fazia parte de toda a metodologia: “aprender a nadar brincando”. Os alunos adoravam ir para as aulas, mesmo com chuva e frio. A piscina não era aquecida e, mesmo assim, começamos a criar um publico que chamava carinhosamente de “meus sócios”. Todos os invernos eles estavam presentes, pagando suas mensalidades, ajudando a escolinha a manter os professores, pois muitos alunos no inverno sumiam por conta do frio. Sou muito grata a esses sócios de coração, nos momentos em que surgiam dificuldades, eu me reforçava com a presença deles nas aulas e pensava: posso sempre contar com eles e sei que dias melhores virão. E realmente estava certa. Escrevendo essas lembranças, eles não me saem da cabeça e queria muito poder abraçar cada um e me reconfortar.
Outro diferencial importante foi a seleção de professores para trabalhar na escolinha. O professor tinha que ter um perfil parecido com o meu, vontade de trabalhar e gostar do que se faz. Tive a honra de trabalhar com pessoas maravilhosas durante esses 12 anos. Sempre fiz questão de valorizar o trabalho de cada um, dando um salario decente e, sempre que possível, eles recebiam participação nos lucros da escolinha. Quantos patrões fazem isso? Alguns me chamavam de otária por tal conduta, mas agindo assim as portas iam se abrindo. Quanto mais se dá, mais se recebe e não me refiro apenas a dinheiro, me refiro também aos laços de amizade. Sempre me lembro de uma frase nesses momentos: “Nos negócios, nunca se deve matar a galinha dos ovos de ouro”, filosofia barata, mas verdadeira que muita gente devia aprender. Todos os profissionais que passaram pela escolinha me ensinaram muito. Hoje são verdadeiros amigos que levarei comigo pra sempre.
Em 2013, para poder descansar um pouco da coordenadoria, resolvi dividir a empresa com as professoras Fernanda Machado e Flavia Silva e assim criamos a marca registrada ACQUA TEAM, com um novo logotipo que simbolizasse a cooperação. Conseguimos tornar a escolinha numa empresa muito lucrativa, responsável e comprometida com a comunidade. Quem não quer para si uma empresa como essa? Sabíamos que nossa parceria com a ACSBMES um dia poderia terminar, mas não no momento em que estávamos tão bem. Mas quem disse que esse mundo capitalista é justo? Para se alcançar ao patamar que chegamos, não foi fácil como alguns pensam, olhando apenas os lucros de hoje. Eles esquecem que 12 anos não são 12 dias.
E durante esses 12 anos de atividade quero que saibam alguns dados impressionantes da nossa escolinha:
·         Nunca houve nenhum acidente com alunos na piscina. É um fato raro nas escolas de natação. A segurança sempre esteve em primeiro plano;
·         Nunca a natação ficou sem aula por falta de professores e/ou pelas condições físicas da piscina. Respeitar o aluno sempre foi prioridade;
·         Nunca fomos advertidos pela diretoria da ACSBMES (nesses 12 anos, passamos por várias diretorias), por nossa conduta administrando a escolinha, nem no relacionamento com os sócios e nem por nosso trabalho junto à comunidade do bairro;
·         Nunca os valores cobrados por essa escolinha deixou de ser a mensalidade mais barata do bairro, compromisso assumido e mantido por todos esses anos;
·         Nunca atrasamos sequer um dia os valores repassados ao Clube e os salários dos professores;
·         Nunca, nestes 12 anos, arrecadamos menor valor que o ano anterior. Nosso gráfico financeiro mostra um crescimento constante a cada ano;
·         Nunca trabalhamos com professores sem graduação e sem registro no CREF (Conselho Regional de Ed. Física) na borda da piscina;
·         Em 2013/2014 nenhuma escolinha de natação na Grande Vitória teve tantos alunos como a nossa e esse ano, pela primeira, vez ultrapassamos a AERT em números de alunos por mês. A AERT sempre foi e é uma referência de grande escola de natação;
·         Fomos a primeira escola de natação do Estado a ter um domínio, um site próprio, um blog, interagindo com os alunos e comunidade.

É bom lembrar as conquistas neste momento de despedida. Conforta saber que ensinamos e educamos pais, filhos e netos da comunidade de Jardim Camburi com muito amor... Com um aperto no peito (principalmente pelos mais de 3000 alunos que passaram por nossa vida, por nossa natação) comunico a todos, que no dia 30 de junho de 2014 encerraremos nossas atividades no Clube dos Cabos e Soldados. A atual Diretoria da ACSBMES pediu a rescisão do contrato de parceria (firmado em 2002) e nós prontamente atendemos a solicitação e, de certa forma, nos sentimos aliviados, pois nunca iremos mudar nossa ideologia. Nossa marca registrada ACQUA TEAM continuará ativa e pronta para novos desafios. Através da nossa escola, do nosso diferenciado e seleto público, a imagem do Clube dos Cabos e Soldados foi restabelecida. Tenho muito orgulho de ter contribuído para que isso acontecesse. Sou grata a todos os presidentes que passaram pela ACSBMSE pela confiança e respeito que sempre tiveram por meu trabalho e, sobretudo, por minha pessoa. E sou grata principalmente aos funcionários queridos do clube, que sempre estiveram comigo durante esses 12 anos, lado a lado.

Espero e torço para que os novos gestores da natação possam superar em todos os sentidos nossas conquistas, nosso carisma e nosso comprometimento com a comunidade e com a própria instituição militar, mas não vai ser fácil superar um trabalho feito com tanto amor.

Joyce Inocencia dos Santos
Proprietária da Acqua Team


2 comentários:

Barbara disse...

JOyce, tem como você me passar o telefone da Acqua Sport?
o numero 3337-8181 diz que não existe.
Aguardo retorno.

Unknown disse...

ai joyce, fico feliz de ter sido sua aluna durante muito tempo e em diferentes fases da minha vida. muitas vezes tive q parar, mas a acquasport sempre fez parte de minha vida. comecei nadando lá em 2008 e fui ate o ano passado, até na minha gestação nadei, e depois tb. rs. fiquei extremamente triste qndo fui fazer aulas no ano passado e ja sabia q vc nao apareceria por la c aquela alegria p dar um oi. mas faz parte. vc me fez amar a natação que até então eu tinha certo trauma de infância. bjao e muitas felicidades em sua vida. e obs eu amava suas aulas loucas de sexta, carrego otimas lembranças das brincadeiras e vc me fez uma daquelas q amava nadar no frio e na chuva. rs. bjao